El Spa

Just another WordPress.com weblog

ARTIGO SEMANAL – “O que pesa mais 1kg de gordura ou de músculo?”

 Este é um dos grandes mitos da perda de peso e também uma das grandes desculpas que damos quando não atingimos um objectivo, mas será verdade que músculo pesa mais que a gordura?

O que pesa mais 1kg de algodão ou 1 kg de chumbo?

Como todos (ou quase) conhecem esta pergunta, vão responder que se é 1 kg, é 1kg não importa do que seja .

Então eu pergunto, e com gordura e músculo seria diferente?

Esta é a dura realidade, a gordura não pesa mais que músculo porém a gordura ocupa mais espaço. Por exemplo, se comparar duas pessoas com o mesmo peso que ganharam 5 kg mas a primeira foi de gordura e a outra de músculo, o primeiro vai apresentar um volume maior e aparentemente vai parecer mais pesado que a segunda mas não é?

Um outro facto é que não se ganha músculo de um dia para outro, portanto se está  a treinar há 1 mês e quando avaliar o seu peso, constatar que ganhou peso, pode concluir que este facto se deve ao ganho de massa muscular.

O nosso corpo também é um veiculo de locomoção, que gasta determinada energia em diversas acções. Assim, também como os automóveis, e quanto mais potentes são estes veículos, mais combustível gastam. Decerto já reparou que um carro de maior cilindrada gasta muito mais gasolina que um carro de menor cilindrada. Assim, quanto mais musculo você tiver no seu corpo mais calorias irá gastar em 10 minutos do que gastava antes quando tinha menos tónus muscular.

Assim se antes em 10 minutos de corrida gastava 90 calorias, agora poderia gastar cerca de 120 calorias, e assim sucessivamente em qualquer actividade que você faça, assim como, o metabolismo basal. Pois o seu metabolismo é mais rápido quando mais tónus muscular tiver.

Aquela velha história que com a idade o nosso metabolismo desacelera, sim, está certo se a pessoa em causa for sedentária. Agora se essa pessoa tiver uma boa quantidade de tónus muscular com por exemplo 12 a 20% de massa gorda, e quase 60 anos. O metabolismo desta pessoa é muito mais rápido do que alguém como um estilo de vida sedentário.

Podem ocorrer casos em que se ganha peso em massa muscular e perde-se gordura, porque se está a treinar de forma correcta para o seu objectivo. Mas se este não for o seu caso é porque infelizmente ganhou gordura.

Então se quiser usar este conceito, o certo seria dizer que o músculo é mais pesado por volume do que a gordura.

 1kg-gordura-e-musculo1

A equipa do EL SPA

About these ads

No comments yet»

Deixar uma resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

WordPress.com Logo

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Log Out / Modificar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Log Out / Modificar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Log Out / Modificar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Log Out / Modificar )

Connecting to %s

Seguir

Get every new post delivered to your Inbox.

%d bloggers like this: