El Spa

Just another WordPress.com weblog

ARTIGO SEMANAL – BENEFÍCIOS DO SPINBIKE

É da opinião que as aulas de Spinbike são todas iguais? Pensa que as aulas são prejudiciais à saúde?

É daqueles alunos que pensa que tem que estar em forma para experimentar esta modalidade? Acha que não é possível que diferentes aulas produzam diferentes benefícios fisiológicos? A leitura deste artigo irá desmistificar e esclarecer certas dúvidas e mitos em torno desta actividade.

 

                Infelizmente, para muitas pessoas esta modalidade é vista como um verdadeiro massacre e, por isso, fartamo-nos de ouvir por parte dos alunos coisas como “Spinbike? Não! Isso não é para mim!”, ou então: “ Primeiro tenho de treinar para depois ir experimentar uma aula”. Esta ideia por parte dos alunos teve uma simples razão: a imagem desta modalidade foi desvirtuada daquela que o seu criador pretendia transmitir: saúde. Ou seja, no final da década de 90 e no início deste século, esta modalidade foi descaracterizada e todas as aulas eram dadas com uma intensidade acima do recomendável. Contudo, os professores perceberam que não seria esse o caminho que esta modalidade poderia seguir, pois caso seguisse este caminho estava a caminhar para o seu final.

                Felizmente que isso aconteceu e hoje vemos planeamentos da modalidade no ginásios ou simplesmente os professores a planearem as suas aulas tendo em conta o volume e intensidade que estão a criar para os seus alunos, colocando um pouco de parte o espectáculo e dando prioridade à saúde dos alunos. Mas para que isso aconteça é importante que os alunos estejam informados dos benefícios dos diferentes tipos de aulas que se podem leccionar nos ginásios dentro de uma aula de Spinbike.

                         Podemos então dividir as aulas em quatro grandes grupos: recuperação, endurance, intervalado e race. 

                       As aulas de recuperação, como o nome indica, tem como objectivo a recuperação muscular e o trabalho de respiração. Os alunos terão o seu coração em valores entre 55% e os 65% da frequência cardíaca máxima. (FCM).

                       As aulas de endurance, são aulas vocacionadas para a perda de massa gorda (emagrecimento). É uma aula de resistência (estabilização do batimento cardíaco), em que o coração se manterá cerca de 50’ entre os 65% e os 85% da FCM.

                As aulas intervaladas são aulas que dão ênfase às variações da frequência cardíaca, variando períodos de intensidade com períodos de recuperação. Este método de treino é muito utilizado para aumentar a capacidade de captação de oxigénio pelos músculos mais trabalhados (o que favorece a redução da celulite nas coxas e glúteos). É uma aula que coloca o coração em picos de 92% da FCM, como de seguida existe uma recuperação que pode baixar o ritmo cardíaco até os 65%.

                As aulas race, tal como o nome indica, significam dia da corrida! É um treino informal que aplica o jogo da velocidade alternada ou em diversos ritmos. Proporciona uma variedade de percursos e de ritmos, o que torna este treino parecido com uma corrida, já que tanto estamos a subir uma montanha como no momento seguinte temos de simular uma ultrapassagem, ou simplesmente darmos início a uma fuga. É uma aula em que o coração estará a maior parte do tempo entre 80% e os 92% da FCM.

 

Entendemos que, se os alunos perceberem as diferenças e os benefícios de cada tipo de aula, poderão tirar maior partido desta modalidade, pois também entendemos que ninguém gosta de fazer nada apenas por fazer e que tudo o que participamos gostamos de ter objectivos específicos e claros.

A equipa do EL SPA

Sala de aula de SPINBIKE

No comments yet»

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

%d bloggers like this: