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ARTIGO SEMANAL – “Tudo o que precisa é estar motivado!”

Tudo que fazemos na vida precisam destas palavrinhas mágicas, Suor e Intensidade, e o exercício não foge a esta regra. Tudo pode servir como fonte de inspiração para aquela caminhada ou corrida na passadeira. Um novo namorado(a), aquelas calças apertadas, a “necessidade” de mostrar o corpo na praia ou a simples questão de se sentir bem consigo  mesmo, tudo isto serve como um bom motivo. As opções na actividade física são várias: desde andar de bicicleta, caminhar, futebol ou até escalada. Tudo o que precisa é estar motivado.
Se ainda não encontrou uma razão muito forte para começar a exercitar-se, lembre-se que quem exercita-se vive melhor.

Suor X Gasto Calórico

Existe uma relação muito forte entre o suor e a actividade física, mas não da maneira que algumas pessoas imaginam. Na verdade o suor nada mais é que um mecanismo de defesa do organismo para arrefecer o corpo. No momento em que estamos a praticar exercício o nosso corpo sofre várias “modificações” para equilibrar e regular as nossas funções.
Um desses mecanismos é o suor. Porém este nada tem a ver com um maior ou menor gasto calórico. Este gasto está directamente proporcional ao esforço que está sendo realizado.
Muitas pessoas recomendam a sauna para o emagrecimento já que obviamente sairá a pingar. Porém que energia foi gasta? Este gasto de energia é o verdadeiro responsável pelo emagrecimento.

O ar condicionado em nada interfere no seu emagrecimento, ele apenas torna o ambiente mais fresco, o que faz com que muitas vezes o seu corpo não precise de utilizar o suor como forma de protecção.

Volume X Intensidade nos Exercícios

Esta é a regra básica de todo e qualquer treino seja ele de musculação, ginástica, corrida ou natação. Esta relação deve ser cuidadosamente respeitada para que nenhuma fase do treino seja “queimada”. O volume significa a quantidade de exercício que vai ser realizada enquanto a intensidade corresponde ao grau de dificuldade deste exercício. Por exemplo:
Na musculação temos um esquema com 3 séries de 10 repetições.
O volume é o número de séries (3) do exercício e a intensidade é o número de repetições (10).
Usando a corrida como exemplo, temos: a distância referindo-se ao volume, e a velocidade a intensidade.
Saber usar estas variáveis de forma correcta a proporcionar melhor desempenho dos desportistas é tarefa do seu Personal Trainer. Procure seguir correctamente seu treino pois ele é a chave da sua boa condição física.  

A equipa do El Spa

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