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ARTIGO SEMANAL – “8 Mitos do Fitness”

 

Neste artigo vamos analisar alguns dos mitos mais comuns do Fitness e perceber que nem sempre aquilo que nos dizem ou que ouvimos nos corredores do ginásio corresponde à verdade:

  • Mito #1 – Aumentamos de peso com o avançar da idade

A generalidade das pessoas acredita que é inevitável engordar com a idade, o que não é, de todo, verdade. Engordamos porque não fazemos exercício ou porque nos alimentamos de maneira incorrecta. Ninguém está destinado a engordar, mesmo quem tem um metabolismo “preguiçoso”. Tudo depende das escolhas que fazemos e do estilo de vida que levamos.

  • Mito #2 – As mulheres ficam demasiado musculados através do levantamento de pesos

Não é fácil ganhar músculo, mesmo com um treino intensivo de musculação. No caso das mulheres ainda é mais complicado uma vez que têm uma percentagem muito reduzida de testosterona, a hormona responsável pelo aumento muscular.

  • Mito #3 – Devemos deixar os abdominais para o final do treino

Os abdominais pertencem à zona mais importante do corpo e a que a grande maioria dos indivíduos precisa de trabalhar. Não faz sentido exercitar a zona mais importante no final do treino, quando já estamos cansados.

  • Mito #4 – A aeróbica é a actividade nº1 para emagrecer

Não é bem assim:

  • Não queima assim tantas calorias durante a prática e ainda menos, após o treino;
  • Reduz a libertação de hormonas e enzimas responsáveis pela redução de calorias;
  • O corpo adapta-se e torna-se mais eficiente, o que significa que terá de trabalhar menos para fazer o mesmo exercício, queimando assim uma menor quantidade de calorias.

 

  • Mito #5 – treinos de musculação para perder peso

Dificilmente conseguirá perder peso apenas através de treinos de musculação – estes existem para, tal como o nome indica, ganhar músculo. Para perder peso, terá de fazer um treino específico que poderá, eventualmente, conter alguns exercícios de musculação.

  • Mito #6 – Treinar basta para melhorar a condição física

Mesmo que faça um treino exigente, se este não for acompanhado por uma dieta alimentar correcta dificilmente vai conseguir obter os resultados pretendidos. São duas faces da mesma moeda.

  • Mito #7 – Se não sentir dores no dia seguinte, é porque não treinei com a intensidade correcta

Muitas pessoas utilizam este “método” para perceber se estão ou não a treinar como deve ser. No entanto, se ficar dorido todos os dias depois de treinar, o mais certo é estar a exagerar na quantidade de exercícios. As dores devem ser entendidas como normais se as sentir quando começa ou quando altera um plano de treino, não quando acontecem regularmente.

  • Mito #8 – Quanto mais, melhor

Este mito acaba invariavelmente por levar ao excesso de treino. É preciso ter noção que perder peso ou melhorar a condição física não se consegue de um dia para o outro. Não abuse.

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