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ARTIGO SEMANAL: “O seu treino está a resultar?”

Para saber se o exercício está a ter bons resultados é necessário avaliar a frequência cardíaca e a massa muscular.

Exercer uma actividade física nem sempre pode trazer resultados positivos. Dependendo da intensidade e do tipo de exercício, o corpo começa a dar sinais de fadiga e, em alguns casos, a sofrer de dores na coluna e desgaste do aparelho locomotor. Para evitar esses males e garantir o sucesso esperado, é preciso ficar atento a alguns indicadores que determinam se o exercício está a valer a pena. Os principais são: frequência cardíaca e a massa muscular.

Existem duas formas de medir a eficácia de uma actividade: o estímulo aeróbio e o estímulo anaeróbio. O aeróbio mede actividades de baixa intensidade e longa duração, como a caminhada. Neste caso, a principal variável usada para a avaliação do desempenho é a freqüência cardíaca. , quando a condição física melhora, a frequência cardíaca cai. Basta imaginar um maratonista que consegue melhorar a sua marca mantendo, ou até reduzindo, a frequência cardíaca. Isso significa que ele obteve um resultado melhor sem ter de fazer mais esforço.

O facto de a frequência cardíaca não baixar pode estar relacionado a um treino insuficiente. Talvez seja hora de forçar a um ritmo mais forte. No entanto, se houver aumento dessa frequência, é preciso investigar se a intensidade do exercício está muito forte ou se existe algum problema físico que requer tratamento. Nesses casos, há outros indicativos de que o treino não está a funcionar, a pessoa vai sentir-se mais cansada, além de ter distúrbios como falta de sono, alterações no humor e dores musculares.

Bem-estar e bom apetite são meios de avaliar a eficácia do exercício

Outras formas de medir a eficácia da actividade física são mais subjectivas, como a sensação de bem-estar. Imagine um homem que volte a correr nos finais de semana depois de um longo período sem praticar exercícios. Nas primeiras corridas, ele vai sentir cansaço e dores musculares, que poderão durar dois dias após a actividade.
Depois de um período de treino, cerca de dois meses, é de se esperar que o atleta consiga correr a mesma distância em menos tempo e com uma frequência cardíaca menor. Isso quer dizer que o corpo estará melhor preparado para enfrentar a carga de trabalho físico, reflectindo em bem-estar geral, sono regular e bom apetite. Por outro lado, quanto melhor a preparação física de uma pessoa, mais difícil será para ela superar suas próprias marcas. Quando se está num nível baixo de treino é mais fácil entrar em forma. É só imaginar um atleta profissional. Ele chega num ponto em que precisa de treinar muito mais para obter resultados melhores.

Atenção à massa muscular

No caso das modalidades anaeróbias, como a musculação, é mais fácil perceber se uma determinada actividade está produzindo os efeitos desejados.
É que os resultados da musculação são mais visíveis. Nesse caso, o atleta busca o aumento de massa muscular. É um exercício voltado para a força, a explosão e a velocidade. E o retorno é quase imediato. Após um mês de treino, se tudo estiver a ser feito correctamente, o atleta já está mais forte.

Cuidados gerais

O principal cuidado que as pessoas devem ter ao praticar alguma actividade, segundo os médicos, refere-se à intensidade e à frequência dos exercícios. Não há problema em exercer-se uma actividade diária, desde que sem exageros. Se alguém quer apenas fazer uma actividade como meio de prevenção de doenças, pode exercitar-se  três vezes por semana. É uma boa média, mas um alerta importante, o corpo precisa de um descanso. No caso de exercícios de grande intensidade, é necessário um tempo para a recuperação.

A equipa do El Spa

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