El Spa

Just another WordPress.com weblog

Artigo Semanal: “Correndo parado… e gastando calorias!”

Para estar minimamente em forma, há que fazer alguma actividade física e ter um controlo regular na alimentação, pois todos os deslizes poderão traduzir-se em alguns kilos a mais na balança ou uma “espécie de mochila” pequenina ou grande na cintura.

 Correr parado, trata-se de facto de correr sem sair do mesmo sitio, pode ser chamado de skipping, usando uma corda passa a ser o simples exercício de saltar à corda, mas para muitos a corda atrapalha e podem ocorrer em risco de queda.

 Aconselhei este exercício aeróbico de, correr parado, a algumas pessoas que não querem sair de casa, por vergonha de correr na rua, sim, elas existem, ou preguiça, ou mais alguma desculpa que você ache que tem.

 Quais as vantagens:

 Sem horário agendado, pode fazer em qualquer hora aí em casa.

 Sem local, não tem que, ir de carro para o ginásio ou local de treino.

 O esforço ao seu limite, pode estar de facto a correr no mesmo sitio levantando mais ou menos os pés do chão,

 Nível de esforço, este varia com a velocidade e a altura que levantar os calcanhares ou os pés do chão.

     Iniciado, para quem é sedentário não deve tirar os pés do chão para habituar-se progressivamente a este exercício.

    Intermédio, pode levantar os pés um pouco do chão,

    Avançado, levantar um pouco mais os joelhos.

 Duração, o aconselhado é fazer 10 a 20 minutos por dia. Estima-se que deve serem feitos 20 minutos diários de exercício cardiovascular por dia. Embora um treino inicia-se sempre progressivamente. Hoje pode fazer apenas 1 minuto, amanhã 2, depois 3, e chegar aos 20 minutos por dia.

 Pausa ou término rápido, pode parar quando quiser, não tem q esperar para chegar a casa de volta ou onde deixou o carro,

 Gratuito, não tem que pagar a ninguém ou comprar qualquer acessório.

 Abastecimento garantido, tem a água mesmo ali ao lado, na mesa por exemplo, e pode até dar mais uma corridinha e ir buscar mais à cozinha

 Local de sonho, pode estar a correr em frente à tv em casa, não é esse o local preferido de milhões de pessoas cuja preguiça faz mais ou menos peso na vida de todos nós. Veja a novela de logo à noite, correndo à frente da tv ou assista a um filme em “acção” você mesmo, ou dê uma perninha ao seu clube e corra um pouco mais q eles enquanto vê um jogo de futebol.

 Motivação, Sala de estar, se é nesta divisão da casa que mais gostamos de estar, e se gostamos e preferimos às outras divisões então pode servir esta de motivação para enfrentar hoje os seus 20 minutos de corrida diárias. Por vezes um local preferido ajuda bastante em fazer uma corrida, como por exemplo correr à beira mar, ou num jardim, ou se não há tempo para lá ir, corre-se em casa parado.

 Perigos, sim, como todas as actividades físicas, esta também tem algum perigo, é preciso ter cuidado com as meias a usar se não preferir calçado, mas é conveniente estar sempre calçado com ténis. Os tapetes por baixo dos pés podem escorregar, os objectos ao lado de si devem ser afastados.

 Corra calçado, embora esteja no seu lar, é mais seguro e saudável correr sempre calçado mesmo que seja parado. De preferência com uns ténis de corrida.

 Ridícula forma de corrida, pode parecer ridícula de facto mas pode ajudar muita gente a perder mais algumas calorias por dia. A média de 100 calorias por 20 minutos diários pode significar melhor saúde para muita gente.

Para todos, e aqueles que os seus médico não impediram o desporto ou a actividade física e mesmo aconselharam a prática de alguma actividade física diária.

O ideal, mesmo era correr na rua, no jardim, ou à beira rio, mas se hoje é impossível para si ir correr, ou se hoje correr parado é o seu começo na actividade física, e quem sabe se daqui a dias ou semanas também irá correr na rua porque agora quer experimentar como é… já que, nunca o fez.

Quantas calorias, se gasta por cada 20 minutos ? 

Estima-se em cerca de 50 a 60 calorias para um homem de estatura média com 70 kilos de peso e se for mulher de estatura média com 60 kilos de peso gastará cerca de 45 a 55 calorias, embora se seja mais pesada gastará mais do que este valor.

Em cálculos não reais mas aproximados, sabemos que se pode gastar 0.645 gramas de matéria gorda por minuto ou + ou – 5 calorias por minuto.

Minutos

Calorias

Gr. Matéria gorda

20m. / dia

100

12.9 g

140m. / semana

700

181.2 g

600m. / mês

3000

387 g

1540m. /  2 meses e 12 dias

7700

1000 g

7300m / 365 dias

32.956

4.708 g

Conclui-se que passados 2 meses e 12 dias poderá perder cerca de 1 kg de massa gorda correndo parado. Ou se há um ano você fizesse a corrida parada, agora podia ter menos 5 kgs.

E com menos peso são várias as vantagens a obter como ficar mais saudável ou melhorar a auto-estima.

Um ex-aluno meu, diabético e obeso, disse me uma vez que tinha que deixar o ginásio porque estava a ficar muito caro, e tinha que continuar a fazer exercício físico e não gostava por vezes de vir à rua caminhar e não podia correr pelo peso a mais e dificuldade. E explicou-me que muitas vezes ficava a ver a novela a correr no mesmo sitio, pois assim conseguia baixar a glicémia.

Passados uns meses veio ter comigo dizendo que estava bem, tinha feito alguns exercícios em casa de abdominais e pernas e tronco mas com mais regularidade fazia a corrida parado na sala de estar a ver a novela.

Basta seguir o seu exemplo e ter uma vida mais saudável e como um novo exercício para fazer em casa.

Lembro com isto que apenas depende de si para começar a fazer algo de actividade física, fazendo algo por si, irá trazer uma melhor qualidade de vida.

Você sabe que sim.

Não esqueça de alongar no final da corrida parada.

Fonte: www.3fitness.com Por: Marcelo Barros

1 Comentário»

  Cibely wrote @

Achpo legal … não tenho tempo de fazer exercícios + assim é mais prático a qualquer momento em qualquer lugar pode-se perder uns gramas!


Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

%d bloggers like this: